DIY: Barrinha de Cereal Caseira

          Olá pessoal, tudo bem com vocês?
         Comer saudável é sempre um desafio frente às rotinas malucas do mundo moderno. Com o grande número de atividades que as pessoas fazem cotidianamente, é difícil parar em casa pra realizar todas as refeições. Pra quem estuda e trabalha longe de casa a coisa é ainda mais complicada e por isso fazemos barrinhas caseiras como opção de lanchinho "saudável". Além de serem porções mais bem servidas do que as barrinhas comerciais, não possuem conservantes e o custo benefício é bem maior. Se você gosta de comer alimentos ricos em fibras e naturais, segue a receitinha abaixo e mão na massa!

Ingredientes:


- ½ xícara de Aveia em Flocos
- 1 xícara de Aveia em Flocos Finos
- 1 xícara de Granola
- ½ xícara de Farelo de Trigo
- ½ xícara de Amendoim torrado ou Castanha
- semente de Linhaça a gosto (opcional)
-1 xícara de Banana amassada ou Ameixa em caldas triturada (sem caroço)
- Mel ou melado de cana


Modo de Preparo


          Misture todos os ingredientes secos adicionando as aveias, granola, farelo de trigo, amendoim ou castanha e linhaça até que se tenha uma farofa homogênea.


          Adicione a banana ou ameixa na mistura dos secos para dar sabor e liga, a massa ficará seca isso é normal.Por fim, adicione o mel ou o melado para adoçar e dar o ponto ideal da massa. A quantia é relativa à textura e a qualidade dos mesmos, podendo variar entre meia xícara e uma xícara e meia. Adicione aos poucos misturando com frequência, assim você encontrará o ponto certo para os grãos não se soltarem.


Ponto da massa para a receita na versão com ameixa

Ponto da massa para a receita na versão com banana

            Forre uma forma com papel alumínio e despeje toda a massa nela, arrumando para deixar a massa lisa e uniforme. Para compactar a massa na forma e deixar bem lisinha, use um copo deitado. Acerte as laterais, certificando que está tudo grudadinho e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos



          Espere a massa ficar morna e corte nos tamanhos de sua preferência, enrole em papel alumínio e conserve em lugar úmido e arejado. Fora da geladeira as barrinhas duram cerca de 5 dias enquanto na geladeira duram cerca de duas semanas.



          Fizemos barrinhas de banana e barrinhas de ameixa na mesma forma, metade da massa de um sabor e a outra metade de outro. A receita rendeu 12 barrinhas grandes de cada sabor.


          Outra dica para matar a vontade de comer doce seria banhar as barrinhas em chocolate ou misturar chocolate derretido na massa, mas a proporção dos ingredientes seria diferente e a receita não poderia ir ao forno.


Por hoje é só! Matta né, Bye bye. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário