Hábitos japoneses: Tirar os sapatos

          Olá pessoal!

     Existem muitos hábitos que são admiráveis na cultura japonesa e muitos deles passam despercebidos, hoje vou falar um pouquinho sobre tirar os sapatos e quem sabe aos poucos adotamos no Brasil também.

        Tirar os sapatos antes de entrar em casa garante que impurezas da rua não entrem em seu lar mantendo a casa limpa por mais tempo.  No Japão este hábito também considera as questões espirituais, pois acredita-se que retirando os sapatos e deixando-os no genkan, patamar com menor cota na entrada de casas e apartamentos,  as energias negativas da rua não invadirão a harmonia do lar.

        Ao deixar os sapatos no genkan e organiza-los aos pares, calçam-se as famosas surippas, chinelos ou pantufas usados exclusivamente nos interiores. E não pense que retirar os sapatos se restringe aos lares, em hospitais, restaurantes, escolas e vários outros locais o costume é adotado, e por isso é importante sempre estar com pés e meias em dia para não passar vergonha com cheiros desagradáveis ou meias furadas.

Genkan típico de casas tradicionais e estabelecimentos tradicionais.

Genkan encontrado em praticamente em todos os apartamentos populares, cerca de 1 m² apenas.
         É possível encontrar surippas exclusivas nos banheiros, essa prática visa não molhar ou sujar a surippa de uso geral evitando espalhar urina e outras coisas desagradáveis nos outros cômodos. As surippas que ficam nos banheiros geralmente são de material impermeável como plástico, borracha e couro.

         Tal prática é tão importante no país do sol nascente que as industrias investem pesado na produção de diferentes modelos de surippa. A variedade vai desde pantufas fofinhas até sandálias funcionais, que ajudam na limpeza da casa ou são ortopédicas. E há modelos tão bonitos e fofos que muitos fashionistas acabam aderindo a surippa no uso fora de casa. 

Surippa esfregão, algumas possuem a parte debaixo removível para lavagem.
Surippa que separa os dedos.

Surippa ortopédica.
Surippa temática estilo pantufa.

        Independente de supertições ou não, a prática é muito boa simplesmente pela questão de higiene. Muita gente pode torcer o nariz com nojo das surippas de uso coletivo, mas não é estranho ter uma surippa na bolsa ou no carro para usar em locais públicos e evitar as surippas “públicas”.

Modelo mais utilizado nos estabelecimentos.


        Embora não tenhamos surippas disponíveis no Brasil e nem genkan para deixar nossos calçados, adotar a prática de tirar os calçados nas portas e calçar um chinelinho limpo antes de entrar em casa não faz mal a ninguém e o pessoal da limpeza agradece. Aqui em casa já adotamos a prática e não temos vergonha de pedir as visitas para retirarem os calçados. Então, o que acharam desse costume?

Nenhum comentário:

Postar um comentário