Yakiniku - A churrascaria japonesa

              Olá pessoal!
              Então, você sabe o que é Yakiniku?
              O termo yakiniku significa "carne grelhada", mas originalmente era atribuído ao churrasco ocidental. Nos dias de hoje no entanto, yakiniku faz referência a um determinado tipo de restaurante e é sobre este que iremos falar.
       
Yakiniku estilo oriental, retirada do calçado na entrada,
assento no chão, decoração e uniformes típicos.
       
        Diferentemente dos brasileiros, os japoneses não possuem o hábito de comer carne bovina diariamente. Sua dieta rica em soja, arroz, conservas e algas, na maioria das vezes é acompanhada de peixe ou carne de porco. Mas não se engane, pois no Japão você não encontrará como prato tradicional aquela suculenta costelinha frita, mas fatias bem finas cozidas ou pedaços empanados.

          Tendo hábitos tão diferentes, não é de se estranhar que as churrascarias japonesas não sejam como as nossas churrascarias gaúchas e por isso viemos mostrar um pouquinho sobre este tipo de estabelecimento, muito utilizado para encontros de amigos, passeios em família e confraternizações de trabalho.

          Os preços são variados, dependendo do dia da semana e horário, com direito a acréscimo de "Drink bar" pronunciado "Dorinku baa" pelos japoneses. O Drink bar geralmente é uma máquina com vários tipos de bebidas, tendo refrigerantes, sucos, chás dentre outros, mais ou menos naquele modelo Burguer King que todo mundo conhece no Brasil. Paga um valor fixo e come e bebe à vontade.  

Yakiniku estilo ocidental

         O pagamento é feito na entrada, e após liberada a mesa, a refeição poderá ser realizada no intervalo de uma hora e meia, o tempo pode variar dependendo do lugar. Não estranhe caso você precise tirar os sapatos e sentar no chão no estilo oriental pois essa é uma possibilidade, mas não se preocupe, na maioria dos restaurantes são utilizadas mesas ocidentais.



         Saladas, massas, sobremesas e sushis, provavelmente estarão dispostos em uma bancada. Pegue sua bandeja e se sirva. No expositor refrigerado, você encontrará as carnes (ainda cruas), gelatinas, pudins, frutas e molhos. Pegue tudo que precisar, dessa forma você evitará o transito nos corredores e levantará o mínimo possível. 



          Não pense em esperar o garçom com o espeto, pois no yakiniku você é o churrasqueiro. Haverá uma grelha localizada no centro da mesa cuja chama poderá ser acesa e controlada por mecanismos simplórios disponíveis. 


          Aproveite o tempo disponível e procure não ultrapassa-lo, deixe sua mesa organizada e o mais importante, coma tudo que pegar pois os japoneses levam o desperdício muito a sério, cobrando multas em alguns estabelecimentos. 


Huuum, gochisousama deshita!

2 comentários:

  1. uhhhn, yakiniku! adoro!!! *u*
    nos lugares que eu fui, o pagamento era na saída mesmo, e em alguns estabelecimentos tinham garçons que trazia os pedidos de carnes, verduras, arroz, misoshiru, salada, sobremesa, etc., e os molhos (e gergirim e sal) ficavam na mesa mesmo :) mas como todo "tabehoudai de yakiniku-ya", você que assava tudo! :) só de lembrar me da água na boca xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa, super interessante! Em todos que fomos, o sistema era o mesmo. Pagamento na entrada, self-service, drink bar, garçons só pra recolher os pratos ou servir bebidas especiais e chopps. Bom saber que os japoneses estão renovando o modelo né? Ou será que essa foi uma exceção? >.< Se um dia isso se tornar esse tipo de yakiniku se tornar comum terei que repaginar o post, mas por enquanto fui em uns 7 yakinikus diferentes e sempre eram muito parecidos. Será que a região influencia muito?

    ResponderExcluir