Top 5 animações de Hayao Miyazaki

Olá pessoal!

          Você provavelmente já assistiu algum filme do bom velhinho Hayao sem saber, nascido em 1941 na cidade de Tokyo, começou sua carreira como animador em 1963 passando por diversas produtoras até 1982, quando seus quadrinhos de Nausica se tornam um grande sucesso e permite que o diretor preparasse sua própria série. A partir de então a carreira de Hayao ascendeu, permitindo inclusive abrir sua própria produtora em parceria com Isao Takahata, renomado Studio Ghibli, mais tarde parceiro da Disney. 



             Aqui iremos deixar algumas amostras, os filmes não estão organizados em ordem cronológica e nem por preferência, confira o nosso top 5 e deixe os seus favoritos nos comentários.

Castelo Animado (2004) - Hauru no ugoku shiro




           Baseado no livro Howl's moving castle da escritora inglesa Diana Wynne Jones. 
          Sophie é uma jovem garota monótona e acha que seu destino é continuar com a chapelaria da família. Certo dia quando sai para visitar sua irmã Lettie ela é importunada por alguns oficiais do exército mas é salva por um jovem bonito. Mas isso atrai a atenção da Bruxa das terras abandonadas que lança-lhe um feitiço transformando-a numa velha. Ela decide sair de casa em busca de um modo de quebrar a maldição, mas não sabe para onde ir. No caminho liberta o espantalho enfeitiçado Cabeça de Nabo que a ajuda levando-a até o castelo de Howl. Lá ela encontra o demônio de fogo Calcifer que propõe quebrar seu feitiço desde que ela quebre o contrato que o prende ao mago. Pela manhã ela descobre que o jovem que a havia ajudado é Howl e diz que é a nova faxineira. O aprendiz Markl acha tudo isso suspeito, mas Howl não diz nada contra. Quado o príncipe do reino vizinho desaparece, os reinos entram em guerra e Howl é convocado por sua antiga mestra Madame Suliman. Mas Howl não é alguém que aceita ordens facilmente e para proteger seus segredos e sua liberdade coloca a vida de todos que o cercam em risco. No entanto, as relações construídas dentro do castelo modificam os personagens pouco a pouco, levando-os a esquecer o egoísmo e enfrentar seus medos. 

A viagem de Chihiro (2001) - Sen to Chihiro no Kamikakushi)


        

         O filme mais conhecido internacionalmente, ganhou o Oscar de melhor animação em 2003, conta a estória de Chihiro, uma garota de 10 anos que está chateada porque está mudando de cidade. Chegando na nova cidade o pai decide pegar um atalho que dá em um túnel, os pais muito curiosos decidem descer do carro e seguir a pé até que se deparam com uma estranha cidade deserta. Apesar de não haver nenhuma pessoa circulando, os restaurantes apresentam comidas deliciosas prontas para serem servidas. Na esperança de pagar depois, os pais de Chihiro fazem seus pratos e se deliciam. Chihiro se recusa a comer e sai para conhecer o lugar, vê criatuas estranhas e volta amedrontada. Para sua surpresa seus pais estão transformados em porcos e ao tentar fugir das criaturas que surgem ao seu redor, se descobre presa naquele mundo. A partir de então, Chihiro segue uma aventura, contando com a ajuda de Haku, para convencer a feiticeira Yubaba que domina aquele mundo a transformar seus pais em humanos novamente e liberta-los.

Meu amigo Totoro (1988) - Tonari no Totoro 




          As irmãs Mei e Satsuki Kusakabe mudam-se com seu pai para uma vila rural no interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está hospitalizada. Satsuki tem dez anos e Mei seis. Animadas com a mudança, elas exploram o lugar e se admiram com o bosque dos arredores. Ao longo dos dias, as duas irmãs começam a entrar em contato com os seres mágicos que habitam o lugar, ao brincar no jardim, vê uma criatura parecida com um coelho, carregando um saco nas costas. Curiosa ela corre atrás dele, percorrendo caminhos misteriosos por dentro da floresta, até cair em cima de outra criatura, uma versão maior da primeira, e que se encontrava dormindo dentro de uma árvore. Mei termina por acordar a criatura, e inocentemente pergunta pelo seu nome: com uma voz cavernosa, e visivelmente sonolento, o ser fala algo como "TO-RO-RU" (do inglês troll), mas Mei não consegue pronunciar corretamente, e acredita que ele se chama TOTORO. Mei é encontrada dormindo no bosque próximo à casa, mas ninguém acredita em sua história. Quando a saúde de sua mãe piora e a impede de ir para casa, as duas meninas ficam desesperadas. Mei desaparece, decidida a ir sozinha até o hospital e termina por se perder. Uma busca para encontrá-la é organizada, porém sem sucesso e sem ter a quem recorrer, Satsuki corre para dentro do bosque, e após atravessar pelos mesmos caminhos mágicos que Mei havia seguido, encontra Totoro e juntos seguem sua busca.

Princesa Mononoke (1997) - Mononoke Hime




          A estória se passa no Japão, quando o príncipe Ashitaka confronta um deus Javali amaldiçoado e acaba se ferindo . Condenado pela maldição impreguinada na ferida, o príncipe deixa seu vilarejo em busca de uma cura. Ao oeste uma grande batalha é travada pelos mineradores e os deuses que habitam a floresta. De cada lado uma grande mulher se mostra na liderança, Lady Eboshi líder dos mineradores está disposta a qualquer coisa para cuidar dos seus subordinados ameaçando a floresta, enquanto San, a princesa Mononoke, adotada e criada por deuses lobos, esquece de sua própria humanidade, cutivando um ódio mortal pelos humanos que destroem a natureza. Ashitaka acaba tendo que ajudar San e os deuses-animais contra as intenções destrutivas do homem. Ele também descobrirá o verdadeiro motivo de ter sido amaldiçoado e sua missão naquela guerra.

Castelo no céu (1986) - Tenku no shiro Rapyuta




          Sheeta é descendente de uma família antiga e carrega "Laputa" em seu sobrenome. A garota não entende porque está sendo perseguida, mas sabe que todos querem seu colar. A pedra misteriosa que possui vários poderes promete mostrar a direção de Laputa, um castelo voador cheio de ouro e detentor de uma tecnologia muito avançada. Sheeta é perseguida por várias pessoas que almejam a pedra, incluindo piratas e o próprio exército. Numa das fugas, ela cai de um avião, mas é salva pelo poder da pedra, que a faz flutuar antes de cair em uma cidade mineradora. Pazu, um garoto da mesma idade de Sheeta a encontra, e ao saber que ela está sendo perseguida, resolve ajudá-la a sair da cidade. No entanto, o pai de Pazu foi um aviador que viu Laputa, mas ninguém acreditou em sua história, e buscando provar a todos que o castelo voador existe, Pazu vê seu caminho traçado com o de Sheeta e juntos seguem a jornada para encontrar Laputa. 

Filmografia:


Rupan sansei: Kariosutoro no shiro - O Castelo de Cagliostro (1979)
Kaze no tani no Naushika - Nausicaä do Vale do Vento (1984)
Tenkû no shiro Rapyuta - O Castelo no Céu (1986)
Tonari no Totoro - Meu Vizinho Totoro ou Meu amigo Totoro (1988)
Majo no takkyûbin - Serviço de entregas da Kiki (1989)
Kurenai no buta - Porco Rosso: O Porquinho Voador (1992)
Mononoke-hime - Princesa Mononoke (1997)
Sen to Chihiro no kamikakushi - A Viagem de Chihiro (2001)
Mei to Konekobasu (2003) Curta-metragem
Hoshi wo Katta Hi  (2006)
Mizugumo Monmon (2006) Curta-metragem
Hauru no ugoku shiro - O Castelo Animado (2004)
Gake no ue no Ponyo - Ponyo Uma Amizade que Veio do Mar (2008)
Kaze Tachinu - Vidas ao Vento (2013)

2 comentários:

  1. Meu preferido é Mononoke Hime *u* Depois vem Tenkuu no Shiro Rapyuta, Kaze no Tani no Naushika, Tonari no Totoro e Mimi wo Sumaseba (que não é do Hayao Miyazaki, mas está no Studio Ghibli) =)
    Bem legal esse tópico, ainda mais que esse mês está tendo mostra de filmes do Miyazaki, Otomo e Kon na Caixa Cultural de Brasília :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que não estamos em Brasília T-T. Faremos um post sobre o Studio Ghibli depois porque a filmografia é enorme. Ai colocaremos Mimi wo sumaseba, Hotaru no haka, Kodomo no ookami e muitos outros que não foram citados nesse.

      Excluir